sexta-feira, 10 de junho de 2011

Culinária Alemã

Me pediram pra falar um pouco da culinária dos chucrutes e como sou obediente, vou escrever, ou tentar (só porque sou obediente e não porque gosto de comer).
 
É muito simples, os pratos são sempre uma carne e um acompanhamento, sendo a carne : PORCO, porco frito, porco assado, joelho de porco, salsichão de porco, lombo do porco, costela do porco e todas as outras partes utilizáveis do porco (menos orelha, pé e essas coisas que acho que so brasileiro usa). E o acompanhamento é mais simples ainda : BATATA, batata cozida, pure de batata, batata frita, batata temperada, batata sem tempero, batata em triangulos, batatas quadradas, salada de batata e molho, MUITO molho pra dar bastante azia (sou podre).
 
Tá, brincadeiras a parte (nem to brincando tanto assim hehehe) depende muito da região da Alemanha, ao norte, por exemplo, devido a influências holandesas, escandinavas e polonesas misturam-se às tradições alemãs, encontramos sopas grossas, peixes e carnes defumadas. A Alemanha Central é conhecida por fazer uso de ingredientes como cerveja, pão e presunto, além de ragouts, vegetais frescos e doces folhados eslavos. No sul (em especial nas províncias de Baden e Rhineland, a terra do vinho), a carne de caça predomina. Na Bavária, por sua vez, são as carnes e a pâtisserie.
 
O que mais se come na Alemanha? SALSICHÃOO ou Wurst pros intimos! Gente, sério, eu me apeguei a eles.. adoro TODOS! Acho que sou muito fácil de influenciar... hihihi
 
A variedade é imensa e está na mesa de famílias do país todo. Há salsichas para grelhar/fritar (bratwurst) ou pochear (kochwurst), feitas com um ou diversos tipos de carne e acrescidas de especiarias. A weisswurst, por exemplo, é branca e leva vitelo, carne de boi e salsinha (nem todo mundo gosta dessa). Deve ser consumida de preferência fresca. A crocante bockwurst, mais conhecida aqui como salsichão de alho, pode ser pocheada ou grelhada. A frankfurter, uma das mais conhecidas, também é bastante crocante, mas mais fina e feita 100% de carne suína, diferentemente dawiener, a versão da frankfurter que permite carne bovina em sua composição. Ambas devem ser pocheadas, de preferência. A nurenberger (ai essa é demais), de carne de porco, ervas aromáticas e também branca, deve ser frita.

Bratwurst & Bier HUMM

A famosa nureberger com salada de batata (sehr gut)

frankfurter com suco de maçã+ água com gás (típico)

 
 Outros componentes típicos da cozinha alemã são os pães de todas as cores e formatos, como os integrais, de centeio e trigo ou ainda temperados gergelim e cominho (knackebrot e pumpernickel). Já falei isso no meu Facebook, mas a minha vizinha alema disse que na Alemanha tem uma “lei” que só permite a abertura de uma nova padoca se esta inventar um novo pao! Por isso que bomba tanto de paes diferentes, e eles tambem sao MUITO viciantes e deliciosos.

 
Adoro a comida daqui, sério! Mas comer só carne de porco e batata é tenso.. falta a nossa carne vermelha sangrando de cada dia, amém. To sofrendo... to igual cachorro vendo pedaço de bife nas pessoas! E arroz e feijão então? SAUDADE. Acabo de ganhar um pneu só de pensar no tanto que vou comer quando voltar! rs...
 
E também a comida daqui me faz um pouco mal (AH VÁ, quase nada me faz mal)! É muito temperada, muito molho, e muita gordura tambem! Por isso estava comendo só saladinha na Bosch, e nem isso posso mais por causa da bactéria E-coli que está matando pessoas aqui. E minha mãe me falou pra viver de luz, mas ta chovendo! É...
 
Obigada Alemanha pelos kilos a mais, pelos chocolates, e pela cerveja maravilhosa!
  
Mit freundlichen Grüßen! hahah

É isso!! Estou indo pra Suíça amanhã, semana que vem tem coisa nova :) e uma das maiores responsáveis pelo meu novo vício com esmaltes deve começar a postar por aqui, ela se aprenseta heheh

Beijos e bom feriado!!

Um comentário:

  1. esse post me lembrou mto minhas aulas de alemão.. curiosamente, a unidade que eu fui melhor foi a que falava sobre comidas e bebidas huauahuahuahahuahahuauhhauuhauhauha

    vou postar, qndo aprender a mexer aqui ahuuhahauhuhuahua

    ResponderExcluir